CUIDAR DA TUA CASA, DO NOSSO MUNDO

“Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar existindo. Uma planta, uma criança, um idoso, o planeta Terra. Tudo o que vive precisa ser alimentado. Assim, o cuidado, a essência da vida humana, precisa ser continuamente alimentado. O cuidado vive do amor, da ternura, da carícia e da convivência.”
Leonardo Boff

Nós vivemos em um planeta em que os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente. Logo, quando falamos em meio ambiente, não falamos somente de árvores, bichos ou natureza. Meio ambiente é o lugar onde vivemos.
Nossa casa, nossa rua, nosso bairro, nossa escola, nossa cidade, estado, país, nosso mundo… Tudo está ligado!
E de que forma nos relacionamos com nosso ambiente, com as pessoas que estão ao nosso lado e com a nossa cidade? Nossas práticas ajudam a dar continuidade à vida do nosso mundo e de todos os seres que o habitam, ou seja, nossas práticas são sustentáveis?

Segundo o Biólogo Edward O. Wilson, conhecido mundialmente como defensor de um futuro melhor para o nosso planeta, por sermos distraídos e egoístas, como é a nossa natureza, ainda não compreendemos perfeitamente o que estamos fazendo. As futuras gerações, porém, compreenderão perfeitamente o que aconteceu, com todos os detalhes dolorosos. Pois quanto maior o entendimento, maior a sensação de perda. Agora, tenta imaginar como será o mundo daqui a cem anos, se as tendências atuais continuarem:

‘‘Em 2116, ainda existirão belezas naturais em muitas partes do mundo. Mas, e os seres vivos? A natureza estará sofrendo terrivelmente, as florestas terão desaparecido e com elas a maior parte dos refúgios da biodiversidade. A guerra será rara e o terrorismo terá diminuído, mas o mundo será tenso, ainda perturbado pelas contradições angustiantes da natureza humana. Uma população humana mais velha e mais sábia compreenderá, tarde demais, que a Terra se tornou um lugar mais pobre do que era no ano 2016, e que não há retorno possível. Este será, provavelmente, o mundo de 2116, se as tendências atuais continuarem. A herança mais memorável do século 21 será a era da solidão que aguarda a humanidade.’’ Adaptado do livro o Futuro da Vida, escrito pelo Biólogo Edward O. Wilson.

Vamos torcer para que ainda exista tempo de mudar essas tendências, buscando o equilíbrio com tudo e todos que nos cercam e a qualidade de vida que todos nós merecemos.

A semana do meio ambiente, criada em 27 de maio de 1981, é sempre comemorada na primeira semana no mês de junho.  Essa semana de conscientização visa incluir a sociedade nas discussões de assuntos que permeiam a manutenção da fauna, da flora, a preservação da biodiversidade e acima de tudo a conscientização de um consumo sustentável e maneiras de reduzir a poluição. A Funerária São Pedro, que possui uma política de responsabilidade com o meio ambiente, incentiva a adoção de medidas de práticas sustentáveis.

Podemos começar com atitudes simples no dia a dia, como:

Posts

FuneráriaSãoPedroSemanaDoMeioAmbiente

Entre em contato conosco whatsapp